Pesquisar nesse blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Imaginação





Dizem que nossa cabeça é cheia de maldade, mas o mal é pensar criticamente. É pensar que outro candidato para aquela vaga de emprego, com certeza, é muito melhor do que você. 

É pensar que se chover, com certeza você ficará preso na enchente, o carro encherá de água, você pode ter que nadar naquela água fétida e pode morrer ou pegar uma doença etc... Enfim, você pode imaginar mil coisas.

A imaginação é a coisa mais fantástica do ser humano; tudo começa na imaginação. Santos Dumont imaginou uma máquina de voar e inventou o avião. Bill Gates imaginou um sistema de computadores que as pessoas pudessem usar em casa e criou um império Microsoft. 

A imaginação não reconhece limites e não seríamos nada sem ela. Não existiriam casas e nem prédios e possivelmente ainda estaríamos ainda vivendo em cavernas prontas pela natureza.

A imaginação cria histórias de ficção que nos emocionam ou assustam; que nos inspiram ou que nos fazem mudar de rumo. O único problema da imaginação é como ela é usada. 

A maioria das pessoas usam a imaginação de forma negativa. Quando temos um problema, nossa primeira reação é pensar nas consequências negativas. 

Se não temos dinheiro, imaginamos que nunca teremos o dinheiro; logo os credores aparecerão na nossa porta e vão mandar pegar as nossas coisas, e depois vão nos expulsar de casa e moraremos debaixo de uma ponte, e podemos até morrer de fome. Tudo só por causa de uma conta.

No caso dos ciumentos, é martírio. Um pequeno atraso do marido e já imagina ele com uma loira, num motel maravilhoso, tendo horas e horas de sexo selvagem e arrebatador. E, quando o coitado chega, só se atrasou porque foi comprar para você um sonho na padaria.




É ótimo sonhar, porém precisamos aprender a dominar a nossa imaginação e usá-la com inteligência para coisas boas. Ao invés de imaginar que nunca poderá comprar um carro, ligue para a concessionária, pesquise preços, veja condições dentro do seu orçamento. Só assim você pode dizer se pode ou não comprar um carro.

Ao invés de imaginar que aquela garota linda vai te chutar nos primeiros minutos de conversa, tente. Se está concorrendo a uma vaga de emprego, onde existem milhares de candidatos, ao invés de pensar que existem muitos outros candidatos mais capacitados que você, pense nas suas qualidades, talentos e o que você sabe fazer, que superam milhões de pessoas no mundo. Você verá que tem muito mais chances que outros.

Mas se você não encontra nenhuma qualidade em si, nenhum talento e acha que não sabe fazer nada, você está avaliando errado. Todas as pessoas possuem algum talento e qualidades. Todos sabem fazer alguma coisa melhor que outros. 





A imaginação negativa nos ativa o medo que, muitas vezes, é até irracional e desproporcional. Não é tarefa fácil dominar a imaginação, mas é possível, basta aprender a técnica do "sinal vermelho". 

Quando um pensamento ruim aparecer na sua mente, use o sinal vermelho para parar de pensar. Bloqueie o pensamento e simplesmente mude de rumo. Se estava imaginando as mil consequências de um problema, mude sua imaginação para um lugar lindo e confortável onde você gostaria de estar.

Afastando os pensamentos negativos você poderá desfrutar da sua boa imaginação e se acalmar. Além de divertido, ajuda a educar a mente. Educação é algo que precisamos o tempo todo e, educar a mente, talvez não seja tarefa tão fácil assim, mas com certeza, é algo que pode nos ajudar muito a viver com tranquilidade...



Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares