Pesquisar nesse blog

sábado, 25 de dezembro de 2010

Ano novo, vida nova






Ao final do ano temos uma incrível motivação para fazer novas promessas, e traçar metas para o novo ano que se inicia. Também é a época em que podemos sentir um arrependimento por aquilo que gostaríamos de ter feito e não fizemos. E assim a cada ano novas promessas são feitas, para no final vermos que não as realizamos.

Mas o que aconteceu de fato? Por que não fizemos o curso, a dieta, os exercícios e as economias prometidas? Por que não alcançamos nossas metas? Porque promessas e intenções não são atitudes. Muitas pessoas fazem promessas para o ano novo, mas se esquecem que só a atitude pode concretizá-las.

Promessas são apenas palavras, até começarem a ser cumpridas por nossas atitudes.
O primeiro equívoco é confundir desejo com vontade. A maioria de nós apenas deseja. Muitos inclusive desejam intensamente, mas desejo é algo apenas potencial. Sem o exercício da vontade o desejo não se realiza. A diferença entre desejo e vontade é que o desejo é um estado da mente e está ligado a expectativas.

Vontade é um atributo da mente e está ligada a atitude. Se o seu querer estiver na esfera do desejo ele pode não se realizar, porque você não está tomando nenhuma atitude na direção da sua realização. Nossos votos, promessas e metas são expressões de nossos desejos, demonstram o que queremos em potencial, mas somente a atitude materializa o querer.

Nossa vontade é o exercício das nossas atitudes. Para querer, precisamos agir e ter atitudes corretas. Muitas pessoas buscam a felicidade, mas não percebem que suas atitudes estão muitas vezes no sentido contrário à felicidade que buscam. De nada adianta as promessas e apenas acreditar, é preciso reformar as atitudes.

Faça uma lista de todas as suas metas e desejos. Depois marque aquelas que você pode começar desde já a trabalhar para realizá-las; que dependem apenas de sua vontade. Essa é a chave do processo: começando pelas pequenas coisas você irá conseguir as grandes realizações, pois você está exercitando sua vontade.

É através das pequenos desejos realizados que você chegará à sua meta prioritária, pois isso se torna como uma maratona em que cada passo representa motivação para o próximo passo. A chave para reorientar nossas atitudes consiste em 3 pilares: Abandonar, Manter e Adquirir:
  • Abandonar as atitudes que nos afastam da realização de nossos objetivos é o primeiro passo. Quer ser feliz? Abandone a tristeza.
  • Manter as atitudes necessárias para alcançar nossos objetivos pelo tempo necessário para que possam surtir efeito e trazer resultados. Não importa o tempo que levará para chegar ao topo, o importante é manter a caminhada.
  • Adquirir os conhecimentos e adotar as atitudes que nos faltam para realizar nossos sonhos, desenvolvendo uma nova versão de nós mesmos.
Abandonar, manter e adquirir são três grandes ferramentas que garantem realizações. Não fique refém de promessas, não espere melhores condições, enfrente os obstáculos, não fique dependendo dos outros e comece a construir desde já novas atitudes. Ano novo, vida nova!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares