Pesquisar nesse blog

sábado, 4 de dezembro de 2010

Decisão e determinação





Mais que um grande piloto, Ayrton Senna foi um grande ser humano que nos legou muitas lições positivas. De suas palavras podemos aprender que  quatro emoções básicas podem acionar realizações. 

São os quatro "Ds" (Desejo, Desgosto, Decisãoe Determinação), que podem mudar radicalmente os nossos objetivos e planos. Quando permitimos que essas emoções  se acendam em nosso interior, tudo muda e transforma em nossa vida.

  • DESEJO
Essa é a força mais poderosa. Há somente duas razões pelas quais fazemos tudo na vida: ter prazer ou evitar a dor. É isso nos leva a agir. Existem muitas formas de despertar nossos desejos, porém não devemos temer que os nossos desejos possam nos levar a lugares inexplorados.

O medo que sentimos para dar vazão aos nossos desejos é a forma que geralmente utilizamos para nos protegermos de desapontamentos. Mas da mesma forma que nos protege de desapontamentos, também nos afasta das experiências enriquecedoras da vida e que podem nos proporcionar muitas alegrias e satisfação.

  • DESGOSTO
É a força que nos impulsiona. Quando passamos por um profundo desgosto, significa que não há retorno, não gostamos mais daquilo. Gostar é contrário ao desgostar. 

Não importa a origem, o desgosto está sempre misturado com outros sentimentos de ultraje, humilhação, medo, cansaço, saturação de uma determinada situação, que chega ao seu limite extremo.

A maioria das pessoas associa o desgosto a algo ruim, mas esquecem que o desgosto também pode ser utilizado para uma ação positiva. Muitos mudam completamente a vida depois de uma experiência ruim. Constatar que algo não funciona é a oportunidade para dar um basta; não tolerar mais aquela situação.

  • DECISÃO

Decidir faz toda diferença. Existe uma coisa que, apesar de parecer prazerosa afeta a todos, chama-se “zona de conforto”. É uma acomodação a qualquer situação para evitar conflitos, mas principalmente para não ter que assumir as consequências de decisões.

Tomar uma decisão algumas vezes significa lidar com emoções conflitantes. Temos de escolher uma direção entre muitas, exceto a direção em que nos encontramos. 

Decisões mudam nossas vidas e as emoções em conflito lutam para ter supremacia, cada uma com seu arsenal de razões. Qualquer que seja a razão para uma decisão, o mais perigoso é não decidir e esperar que a vida decida por você.

  • DETERMINAÇÃO

Somente quem tem determinação realiza. Nada no mundo pode resistir a um desejo que já decidiu tomar uma direção com determinação. Quem decide subir uma montanha não se intimida diante da sua altura.

Mesmo que as condições do topo sejam adversas, que haja muito frio, muita neve, muito vento ou seja muito perigoso, é a busca da conquista que nos fazem iniciar a escalada. É quando a determinação fala mais alto. Não importa quanto tempo levará para chegar ao topo; importante é levar o tempo que for necessário e chegar lá...




Seja um vencedor em sua vida. Com a força de sua mente, de seu instinto e com sua experiência você pode voar alto.

Seja quem você for, seja qualquer a posição que você tenha na vida, de um nível social altíssimo ao mais baixo, tenha sempre como meta muita força, determinação e sempre faça tudo com amor e com muita fé em Deus. Um dia, com certeza você lá. De alguma maneira, você chega lá!

A vida é feita de desafios, cabe a cada um querer enfrentá-los ou não. Mas para vencer você tem que decidir, superar seus próprios limites e desenvolver seus talentos. Você encontrará obstáculos, adversários e riscos, mas o que importa é a sua força e determinação. Valorize as suas habilidades.

Pilotar a vida requer ter prazer naquilo que faz usando as suas competências. Vencer na vida significa observar as regras e algumas vezes parar para se inovar. Você pode se reinventar muitas vezes e, apesar de não poder mudar o seu passado, você pode mudar o curso de sua história.

Vitória é produto de muito trabalho, esforço e dedicação, por isso comemore as conquistas de cada dia, ainda que sejam menores. Nunca esqueça daqueles que são parte de sua vitória, que colaboram e torcem por você.

Seja um exemplo para outros, abandone seus medos e ultrapasse o pessimismo.Seja leal e honesto consigo, com os outros e não perca o foco na vida.
Seja o melhor que puder, faça o melhor para si e para os outros e com certeza você será um vencedor...



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares