Pesquisar nesse blog

sábado, 29 de janeiro de 2011

Viva em liberdade



A alegria só pode brotar num espírito livre. Quando olhamos uma criança, que tem uma infância saudável, é comum vermos a alegria concretizada através de duas qualidades: liberdade e inocência. 

A liberdade é, portanto, muito importante para a existência da alegria. Mas, quando se pensa em liberdade, é comum se fazer uma única associação: ser livre é poder fazer tudo que se quer e na hora que se deseja. 

No entanto, liberdade aqui tem um sentido diferente. Essa liberdade está relacionada a um estado de equilíbrio interno, onde se permite sentir, não condenando seus sentimentos nem sua vida, mas procurando compreendê-los e expressá-los. 

Ser livre para ser feliz é se desvincular de sentimentos de culpa, raiva, vergonha e medo. Por isso, a liberdade sempre deve ser conquistada cada dia. É uma aprendizagem constante que exige coragem e persistência. 

Ser livre é exercer seu poder de escolha perante os fatos da vida, mas se reconhecendo responsável por seus atos e pelas consequências dos mesmos. Se você deseja ser feliz, descubra o quanto antes, as exigências você tem feito a si a cada dia; se tem exigido perfeição em tudo que você faz.

Se você se acha na obrigação de fazer alguma coisa ao invés de fazer porque gosta ou para atender sua própria necessidade, preste atenção.  Veja se você tem fugido de alguma coisa, o que você resiste em aceitar em si, se alimenta raiva e rancor. 

Acha-se culpada de algo? Outra questão é quando você dá mais importância ao que os outros pensam e esperam de você, enquanto vai em desencontro às suas próprias vontades e sentimentos. 

Muitas vezes uma pessoa persiste num relacionamento insatisfatório, numa amizade falsa ou realiza um trabalho do qual não gosta, apenas para atender expectativas alheias. Porque tudo na vida deve lhe proporcionar a satisfação e bem estar; você deve gostar do que faz e com quem está. 

  A felicidade não está só na saúde física; a felicidade está na saúde emocional e depende do quanto livre você se permite ser, para conquistar e conhecer seus caminhos. Quando estamos em harmonia com tudo que nos cerca, estamos dando autorização para que a alegria entre em nossa vida. 

Porém estar harmonia, não é concordar com tudo e com todos; estar em harmonia é concordar com o que você quer, com o que você deseja e onde quer chegar. Mas para isso, viva em liberdade.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares