Pesquisar nesse blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

A inveja mata






Todos nós estamos sujeitos a sentir inveja, ódio e ciúme, mas também podemos controlar os nossos desejos e dispensá-los. 

Caim não pensava assim e deixando a inveja crescer dentro de si procurou um modo de chamar a atenção de Deus somente para si. Pela inveja o mal entrou no mundo, pela inveja Caim matou Abel, pela inveja sofremos diariamente.

A inveja é, sem dúvida, o mais antigo sentimento que se tem notícia depois do amor. Ela 
pode ser definida como o desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade dos outros, um desejo de possuir aquilo que o outro tem, uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades dos outros. 

A inveja é o reconhecimento da própria incapacidade de alcançar as mesmas coisas, seja pela incompetência, limitação física ou intelectual. É o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível mas porque se compõe, em essência, de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de autovalorização.

Muitas vezes as pessoas confundem a inveja com a ambição. A ambição é o reconhecimento da capacidade de conquista que acompanha os guerreiros e fortes. Podemos ter objetivos para alcançar algo, no entanto, se não temos a ambição, o anseio ardente que nos impulsionará para a realização concreta dos nossos planos não passará de ilusões. 

A ambição é necessária na vida e não podemos nos envergonhar de dizer que a temos. Muitas vezes as pessoas receiam falar que são ambiciosas com medo de serem chamadas de egoístas ou algo semelhante, justamente pela incompreensão do seu significado. 

Os ambiciosos se esforçam, estudam e trabalham para ter o que desejam. Assim como existe uma linha tênue que separa o bem do mal, a ambição com limites é salutar.

Diferentemente dos ambiciosos, os invejosos são em grande parte gananciosos e neste ponto é que reside toda a confusão, porque a ganância normalmente nascida da inveja também é uma ambição, porém desmedida. 

A inveja é o desejo violento de possuir o bem alheio e sempre a inveja vem acompanhada da maldade. Se sentimos tristeza pela felicidade alheia, esse sentimento é desprovido de amor, portanto só pode haver ódio. 

Onde há o ódio há também o mal e se assim não fosse, a inveja não seria considerada um pecado. Independente da religião, sabemos que a inveja nasce no mal e se torna um vício e fonte de muitos outros males. 

É a inveja que alimenta os que roubam, porque se consideram incapazes de conquistar o que desejam pelo próprio esforço. Dizem que a inveja mata e mata mesmo. A história nos mostra que ela é destruidora, destrói um único indivíduo como toda a humanidade e também sabemos que do coração é que brota todo e qualquer sentimento. 

Portanto, está em nossas mãos decidir pelo bem ou pelo mal. Precisamos perceber as nossas inclinações perversas que obscurecem a consciência e corrompem nossa avaliação do certo e do errado, que acontecem sempre quando nos distanciamos do amor.

A inveja, uma das características negativas do mal, é invisível mas se manifesta diante da fraqueza do ser
humano. Os que vivem com o sentimento de inveja, matam as sementes do amor, da felicidade e outras tantas sementes positivas, tornando-se zumbis, escravos da obsessão e da própria escuridão. 

Eles nos fazem sofrer diariamente através das injustiças e estão presentes nas desigualdades, no orgulho, nas discórdias que ameaçam sem cessar a paz e causam as guerras. Se desejamos um mundo melhor devemos nos afastar do mal, usar o nosso livre arbítrio em favor do bem e não permitir que a cobiça seja um açoite cruel ao nosso próximo e a nós mesmos.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares