Pesquisar nesse blog

sábado, 8 de outubro de 2011

Faça a diferença




Um escritor morava em uma tranquila praia junto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele buscava inspiração caminhando à beira mar até que certo dia encontrou um jovem que recolhia estrelas-do-mar na areia para jogá-las novamente no oceano. - Por que está fazendo isso? perguntou o escritor.

A maré está baixa e o sol está brilhando. Elas irão secar e morrer se ficarem na areia. respondeu o jovem. Insistiu o escritor: 

- Existem milhares de quilômetros de praias por este mundo e milhares de estrelas-do-mar espalhadas pelas praias. Que diferença faz se você joga umas poucas de volta ao oceano? A maioria vai perecer de qualquer forma. 

O jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano e respondeu: - Para essa aqui eu fiz a diferença…


**********

Esse é um conto simples, mas que guarda uma grande verdade: Não podemos mudar o mundo mas podemos, a cada dia, fazer a diferença na vida de alguém. Uma palavra de estímulo, um pequeno elogio, um sorriso, um cumprimento, um pequeno telefonema, uma saudação etc. "Fazer a diferença" é dar aquela contribuição única que pode chegar no momento certo, mesmo sem que saibamos.

Em um trabalho de equipe, quando todos estão perdidos e desorganizados, uma palavra de encorajamento e sua visão de organização, pode trazer resultados positivos para todos. 

Quando as pessoas caminham para um impasse, a iniciativa de um argumento e visão ampliada pode propiciar uma conciliação. Uma pessoa que está com as finanças desorganizadas, sem emprego ou doente, se você não se omite e diz palavras de incentivo, você faz uma grande diferença.

Quem não faz diferença passa desapercebido, não atrapalha mas com certeza não contribui. Quem não faz diferença é apenas um rosto oculto e enevoado no meio de uma multidão de desconhecidos. 

Fazer a diferença significa muitas coisas, por exemplo, dirigir seus potenciais e talentos a serviço de uma empresa, de uma causa ou de uma comunidade. É tomar iniciativa de transmitir o que sabe sem almejar unicamente objetivos financeiros. 

É correr o risco de oferecer uma mão amiga. É integrar uma equipe sem desejar brilhar individualmente. É transformar ideias em realidades concretas. Quem deseja fazer a diferença não espera bom tempo para começar, não fica apenas planejando mas começa desde já direcionada a um propósito saudável e realista. 

Quem deseja fazer a diferença não faz o que todos fazem, mas tem metas éticas e mobiliza outros a encararem desafios para transformar figuras em retratos de pessoas felizes e comprometidas com a felicidade. E mesmo que consiga fazer a diferença para apenas uma pessoa, terá valido a pena...




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares