Pesquisar nesse blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Você está onde você se coloca



Muitas pessoas se queixam que sofrem por abandono e maus tratos, dizendo-se vítimas dos pais, dos irmãos, da vida, do mundo e do destino. Muitas vezes isso nem é verdade e a pessoa caí nas garras da autopiedade e vai pela vida arrastando sentimentos imaginários camuflando a sua necessidade não satisfeita de carinho e atenção.

As pessoas que se sentem vítimas são um poço de sentimentos negativos e quase sempre buscam culpar alguém pelo que sentem. E quando acham alguém a quem culpar, sentem-se confortáveis numa posição em que se consideram certas e são os outros é que estão errados. Nessa posição a pessoa destrói sua capacidade de discernimento e avaliação racional das situações.   
 
Em geral a pessoa que sempre se coloca no papel de vítima sofre de vitimismo, com uma tendência a distorcer a realidade. Essa tendência pode se iniciar na infância durante seu contato com os adultos e partir daí decide a posição existencial que assumirá na vida. Quando a criança se torna adulta, a posição escolhida será dominante em seu caráter embora possa coexistir com outras posições. 
  • Eu não estou Ok e os outros estão OK (-) negação para si e (+) afirmação dos outros: Essa é a atitude universal na primeira infância. A pessoa sente-se inferior aos outros e tende à depressão.
  • Eu estou OK e são os outros que não estão OK (+) afirmação para si e (-) negação para os outros: Essa é a atitude de quem culpa os outros pelo seu sofrimento e em geral aparece nas crianças submetidas a maus tratos e nos delinquentes em geral. Baseada no ódio, ainda que camuflado, a pessoa conclui que está bem quando está sozinha e que não precisa de ninguém. Na verdade, há uma profunda solidão.
  • Eu não estou OK e os outros também não estão OK (-) e (-) Negação para si e para os outros: Essa é a atitude da pessoa que não tem interesse nem por si nem pelos outros. Sua tendência depressiva pode ser assumida ainda na primeira infância por não receber calor e atenção. Quando se torna adulta, a pessoa escolhe amigos e parceiros esperando que venham a desempenhar o papel dos pais.
  • Eu estou OK e os outros também estão OK (+) e (+) Afirmação para si e para os outros. A pessoa sente-se bem e convive bem com os outros.
A maior parte dos nossos atos e pensamentos vem quase sempre de condicionamentos da infância, embora possamos acreditar que somos livres para pensar e agir. 

Qualquer posição existencial envolve pessoas que assumem papéis como Algoz, Vítima e Salvador. O condicionamento para assumir um dos papéis é bastante sutíl e é a causa da falência dos relacionamentos, sejam afetivos ou sociais, quando as pessoas buscam encontrar quem possa encontrar desempenhar algum papel complementar:
  • Um Algoz ou Perseguidor precisa de uma Vítima
  • Uma Vítima precisa de um Salvador  
  • Um Salvador precisa de uma Vítima para salvar. 
Isso é facilmente observável em alguns casais: A mulher é a "menina" que buscou um "pai" numa relação Vítima-Salvador mas se queixa continuamente do marido e sequer admite a idéia de divórcio permanecendo numa relação Vítima-Algoz. 

Quando observamos a nossa vida, iremos notar que os relacionamentos mais saudáveis são aqueles onde há confiança, apoio, respeito e amizade, ou seja, uma transação de igual para igual na mesma proporção. 

Mas se há algum problema, logo poderemos notar que estamos transitando entre os papéis de Vítima, Algoz ou Salvador. A posição existencial que estamos adotando, talvez não seja das melhores.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares