Pesquisar nesse blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Otimismo e motivação: Filtro Solar



Essa mensagem nasceu por acaso. A caminho da redação do Chicago Tribune, a jornalista Mary Schmich pensava a respeito do quanto é comum nos sentirmos frustrados diante da diferença que existe entre a vida que levamos e a que gostaríamos de levar. 

Seguindo essa inspiração, ela escreveu um texto e fingiu que o usaria em uma hipotética formatura da qual seria oradora. Filtro solar foi publicado em sua coluna em 1º junho 1997 e, dois meses depois, o texto circulava pela Internet. Alguém o copiou do jornal e atribuiu sua autoria ao escritor americano Kurt Vonnegut, que se tornou mais um caso polêmico de direitos autorais na rede. 

E foi desse jeito que Filtro solar ficou conhecido no mundo todo e virou símbolo de otimismo e inspiração. A simplicidade do texto exalta uma mensagem de rara beleza, bom para ler e reler sempre que faltar otimismo e motivação. Eis o sucesso de Mary:


Usem o Filtro solar! Se eu pudesse dar só um conselho em relação ao futuro, diria: usem o filtro solar!  Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar  estão cientificamente provados.  Os demais conselhos baseiam-se unicamente em minha própria experiência errante,  que agora eu compartilho com vocês...

Aproveite bem, o máximo que puder,  o poder e a beleza da juventude,  ou então, esquece.  Você nunca vai entender mesmo  o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado.

Mas pode crer, daqui a vinte anos  você vai evocar as suas fotos  e perceber de um jeito  que você nem desconfia hoje em dia,  quantas e tantas alternativas se escancaravam à sua frente  e como você realmente estava com tudo encima.  Você não está gordo ou gorda.

Não se preocupe com o futuro  ou então preocupe-se se quiser,  mas saiba que pré-ocupação é tão eficaz  quanto mascar chiclete  para tentar resolver uma equação de álgebra. 

As verdadeiras encrencas da sua vida tendem a vir de coisas  que nunca passaram pela sua cabeça preocupada,  e te pegam no ponto fraco às 4 da tarde  de uma terça-feira muito horrenda.
 
Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa  que te meta medo de verdade. Cante. Não seja leviano com o coração dos outros  e não ature gente de coração leviano. Use fio dental. 

Não perca tempo com inveja.  Às vezes se está por cima, às vezes por baixo. 
A peleja é longa e no fim é só você contra você mesmo. 

Não esqueça os elogios que receber.  Esqueça as ofensas e, se conseguir isso, me ensine.  Guarde as antigas cartas de amor;  jogue fora os extratos bancários velhos.  Estique-se.

 Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida,  as pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam  aos 22 o que queriam fazer da vida. 
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço  ainda não sabem. 

Tome bastante cálcio.  Seja cuidadoso com os joelhos.  Você vai sentir falta deles.

Talvez você case, talvez não.  Talvez tenha filhos, talvez não.  Talvez se divorcie aos 40,  talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.  Faça o que fizer, não se auto congratule demais,  nem seja severo demais com você. 

As suas escolhas tem sempre  metade das chances de dar certo,  é assim pra todo mundo.

Desfrute de seu corpo,  use-o de toda maneira que puder, mesmo!  Não tenha medo do seu corpo  ou do que as outras pessoas possam achar dele.  Ele é o maior instrumento  que você jamais vai construir. 

Dance, mesmo que não tenha  aonde além de seu próprio quarto.  Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois.  Não leia revistas de beleza, elas só vão fazer você se achar feio ou feia!

Dedique-se a conhecer os seus pais.  É impossível prever  quando eles terão ido embora de vez. Seja legal com seus irmãos,  eles são a melhor ponte com o seu passado  e possivelmente é quem sempre vai te apoiar no futuro. 

Entenda que amigos vão e vem,  mas nunca abra mão de uns poucos e bons. Esforce-se de verdade para diminuir  as distâncias geográficas e estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem.

More uma vez em Nova York,  mas vá embora antes de endurecer.  More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer. Viaje. 

Aceite certas verdades inescapáveis: os preços vão subir,  os políticos vão saracutiar,  você também vai envelhecer. 

E quando isso acontecer,  você vai fantasiar que quando era jovem  os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes  e as crianças respeitavam os mais velhos.  Respeite os mais velhos.

Não espere que ninguém segure a sua barra.  Talvez você arrume uma boa aposentadoria privada,  talvez case com um bom partido,  mas não esqueça que um dos dois  pode de repente acabar. 

Não mexa demais nos cabelos,  senão quando você chegar aos 40 vai aparentar 85. Cuidado com os conselhos que comprar,  mas seja paciente com aqueles que os oferecem. 

Conselho é uma forma de nostalgia.  Compartilhar conselhos  é um jeito de pescar o passado do lixo,  esfregá-lo, repintar as partes feias  e reciclar tudo por mais do que vale.  Mas no filtro solar, acredite! "



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares