Pesquisar nesse blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Superstições




Como se não bastasse a idiotice de anunciar o fim do mundo que não aconteceu, agora surge a superstição com o novo ano por ter o final 13.  Embora alguns considerem o 13 como número de sorte, há aqueles que sentem verdadeiros calafrios só de ouvir falar já que consideram o 13 como um número do infortúnio. 

Triscaidecafobia 

Triscaidecafobia é o medo irracional do número 13. Desde a antiguidade o medo é um meio usado para dominar as pessoas. Segundo contam, a superstição em relação ao número 13 é muito antiga em várias culturas. 

Na mitologia nórdica, conta-se que foram convidados 12 deuses para um banquete, porém Loki que era um espírito do mal e da discórdia compareceu sem ser convidado. Criando uma grande discórdia, o conflito terminou com a morte de Balde, o filho de Odin e o favorito dos deuses.

No Cristianismo citam a Santa Ceia onde aparecem 13 pessoas, entre elas Judas Iscariotes o traidor que entregou Jesus para a crucificação. Diz-se que por isso os conjuntos de jantar contém apenas 12 pratos, 12 copos e 12 talheres, porque convidar 13 pessoas para um jantar é sinal de azar. 


Parascavedecatriafobia 


Parascavedecatriafobia é o medo da sexta-feira-13. Embora infortúnios possam acontecer em qualquer dia, muitos consideram a sexta-feira 13 como um dia de azar.

Segundo contam, o dilúvio teria acontecido numa sexta-feira, a morte de Cristo é conhecida como Sexta-feira Santa e muitos marinheiros ingleses nunca partem para o mar numa sexta-feira. Também dizem que foi numa sexta-feira que os membros da Ordem dos Templários foram presos e executados sob acusação de heresia.  

Segundo a mitologia, Friga, a deusa nórdica do amor e da beleza, se transformou em bruxa quando as mulheres alemãs abandonaram seu culto e se converteram ao cristianismo. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, totalizando os 13 espíritos do mal que mandavam seus feitiços para os humanos. 

E assim essa superstição espalhou-se pela Europa e diversas culturas ainda consideram a sexta-feira como dia de mau agouro. Em Portugal, muitas cidades e vilas fazem uma celebração na Sexta-feira-13 preparando uma poção que eles chamam de Queimada, uma bebida feita com cachaça, açúcar queimado e cascas de limão que é consumida durante a festa para obter proteção contra os espíritos do mal. 


Sorte ou azar?


No pensamento mágico e na magia se considera possível produzir resultados que à razão seriam contrários às leis naturais conhecidas. Existem milhares de superstições pelo mundo, passadas de geração em geração, mas a maioria dos supersticiosos sequer conhece a origem destes hábitos sendo que alguns tem significados estranhos e exóticos.  

Existem certos tipos de sorte ou azar que não conseguimos comandar, mas existem fatores que podem aumentar nossa propensão a ter mais sorte ou azar, basta que estejamos inclinados a isso.  

O que distingue a superstição é que determinados acontecimentos não encontram explicação na razão e nas leis naturais da ciência, então só poderiam ser obra dos pensamentos, atos e desejos humanos. Portanto, não adianta pular sete ondas e nem comer lentilhas na virada do ano se não houver pensamento positivo, pois sorte ou azar depende muito mais do que pensamos, das nossas crenças e como encaramos as situações. 


2 comentários:

* Edméia * disse...


*Lúcia, hoje é sexta-feira e ...

pela primeira vez vou viajar para

a sua cidade : BH ! De lá, irei

para Itabira que é a cidade que

a minha filha mora ! (Ela está no

quarto ano de Engenharia de

Computação na UNIFEI !).

*Lúcia, sempre fui

supersticiosa por uma questão de

diversão ; todavia, sou

esclarecida o suficiente para não

levar essas crendices à sério !!!

*Lúcia, se puderes, por e-mail,

envie-me teu número de telefone

(celular e/ou fixo ) para que eu

possa entrar em contato contigo

em BH se eu tiver tempo !!!

*Meu e-mail :

edias15@yahoo.com.br

* * *

*Lúcia, mais uma vez, te desejo

um 2013 com saúde e sucesso !!!

*Gosto de você e dos teus blogues

! :))

*Fiques com Deus.

*Um abraço.

* Edméia * disse...


*Lúcia, não consegui colocar um

comentário meu aqui embaixo do

teu post sob o título de "Dê vida

aos seus projetos" ! (O marcador

possui o mesmo nome !!!).

O referido comentário seria

este :

*Lúcia, daqui a dois anos ,

mais ou menos, irei me aposentar

como professora da rede pública

do Estado de SP ! Penso em

continuar trabalhando porque gosto

de ocupações fora de casa e de

ganhar dinheiro, entrar em contato

com as pessoas ... não quero dar

mole para a ociosidade e para uma

possível depressão; entendes ?!

Estou aqui a pensar seriamente

no que farei !!! Não sei ao certo.

Penso. Penso. Penso.

Dar aulas, acho que não quero

mais ! Estou bastante cansada,

além do mais, entristece-me muito

a falta de educação, de respeito

dos alunos para conosco e o

desinteresse deles em relação aos

estudos !!! (*Escola virou um

lugar onde os jovens se encontram

para conversar, namorar e combinar

baladas ! É isso.)

*Lúcia, estou rezando e

pedindo a Deus que me oriente !!!

(*Quero continuar trabalhando,

ganhando dinheiro, obtendo

conhecimentos ... quero viver até

os NOVENTA anos de idade !!! Hehe

hehehe ).

Related Posts with Thumbnails

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores

Minha lista de blogs

Postagens populares